Quando um projeto é iniciado diversos aspectos devem ser pensados, inclusive, quais materiais serão utilizados em cada parte da obra, e uma das opções para as estruturas é utilizar o metal.
Por que escolher?
Existem muitos materiais que podem compor uma obra e um deles é o metal, que ganha destaque pela sua versatilidade, tanto nos espaços que pode ser utilizado dentro da obra, até no tamanho, podendo ser empregado em construções de pequenos ou grande porte, como casas, prédios, estádios, galpões e outros.
O aço é um dos metais mais utilizados nas obras, isso, pois é um bom isolante térmico, sua estrutura consegue suportar um grande volume de carga, gera economia de recursos e principalmente de tempo.
No Brasil o metal é um dos materiais mais utilizados e que traz mais vantagens, com rapidez de instalação e a menor geração de resíduos, contribuindo para o meio ambiente.
O seu uso em comparação com outros matérias como a madeira, é interessante, pois evita o desmatamento e caso aja sobra pode ser utilizada para outros fins.
Vantagens do metal
Limpeza: É um produto que não costuma gerar muito resíduo, proporcionando um local mais limpo na obra.
Resistência: Aguenta um grande volume de peso e é resiste a vendavais e tempestades.
Precisão: A estrutura é produzida com exatidão milimétrica, ou seja, a tolerância aos erros é baixíssima.
Agilidade: A fabricação da estrutura metálica pode ser solicitada com antecedência e quando for o momento de utilizá-la é preciso apenas instalar.
Sustentável: Além de não incentivar o desmatamento, é um material 100% reciclável, então o desperdício ao utilizado é quase zero.
O metal conta com diversos benefícios, mas não é o único material que pode ser utilizado, por isso, é importante antes de começar o planejamento, saber as especificações da obra para entender qual matéria-prima encaixa melhor na obra.