Terraplanagem

Terraplenagem é uma técnica construtiva que visa aplainar e aterrar um terreno, geralmente  atendendo um projeto topográfico. Desenvolvemos tanto o projeto como a execução, possuímos uma completa frota própria.

Negligenciar essa etapa pode trazer muitos riscos para a construção e para as pessoas envolvidas, podendo causar acidentes graves. 

Para realizar a terraplanagem, é necessário ter a avaliação de profissionais para determinar a necessidade do procedimento e onde será realizado. Em alguns casos, pode até ser necessário fazer um levantamento topográfico da região.

Há vários procedimentos que podem compor essa etapa, dependendo do terreno. Alguns deles são:

  1. Escavação: quando é necessário retirar a terra em excesso do local.
  2. Destocamento: algumas obras podem ser dificultadas por excesso de árvores ou plantas do local, então esse procedimento é realizado para essa retirada.
  3. Drenagem: retirada de água.
  4. Aterramento: em terrenos com pouca terra, é realizado o aterramento para suprir sua falta. Geralmente é usada a terra vermelha.
  5. Demolição ou remoção: também faz parte da terraplanagem e nada mais é do que a retirada de edifícios ou restos de construções prévias do local.
  6. Compactação do solo: é o ato de aumentar a densidade do solo com rolos compressores, para reduzir a quantidade de ar.

O procedimento necessário vai depender do que o profissional escolhido julgar ser mais eficiente para aquela obra.